Vidro Serigrafado

A técnica para se produzir o vidro serigrafado trata-se da aplicação de um esmalte cerâmico, formalmente intitulado de tinta vitrificada, que é administrado no vidro comum. Em seguida, o vidro sofre um tratamento térmico no qual é aquecido a 700 graus para os pigmentos cerâmicos aderirem à sua superfície.

A serigrafia pode ser aplicada sobre o vidro incolor, colorido, impresso ou refletivo. O resultado é um vidro versátil, com muitas possibilidades de desenhos e cores.
Utilização: Fachadas, divisórias, portas de vidro, boxes para banheiro e vitrines.

 

Vidro Jateado

São vidros mais trabalhados, que podem conter diversos desenhos. São perfeitos para separar áreas, criando privacidade, ou simplesmente adicionando beleza. São indicados, também, para mesas, placas de sinalização, troféus, janelas e na composição de portas sociais.

Inicialmente, para inserir texturas ao vidro, os artistas utilizavam pontas de diamantes, que riscavam o material formando desenhos artesanais. Com o surgimento do jato de areia, os profissionais experimentaram avanços e o ressurgimento de um mercado consumidor.

A cada ano, as técnicas se modernizam e oferecem uma gama cada vez maior de possibilidades, formas e desenhos, podendo inclusive ser jateado todo o vidro. Pode ser feito em box, espelhos e vidros comuns, dando um toque de beleza e refinamento delicados.

De uma maneira simples, o jato de areia sobre o vidro consiste no lançamento de pequenos grãos de abrasivo com alta velocidade, contra a superfície do vidro, gerando micro lascas, tornando-as foscas (totalmente foscas ou parcialmente), de acordo com o efeito desejado, o que exige treinamento e habilidade do profissional.